Estes são sinais de que você pode ter dislexia direcional

spatial dyslexia

Você tem dificuldade em distinguir a esquerda da direita?

Às vezes, pode ser difícil lembrar onde você estacionou o carro ou lembrar de que direção você veio ao caminhar por uma cidade nova. Falta um senso de direção ocasionalmente em todos, mas se você sempre tem dificuldade em lembrar qual mão é a direita e qual é a esquerda, você pode estar sofrendo de dislexia direcional.

DTD

Outro nome para dislexia direcional é Desorientação Topográfica do Desenvolvimento, DTD para abreviar. Isso não tem nada a ver com sua inteligência, apenas significa que você está mais propenso a se perder em algum lugar. Em um artigo de Libelle, a neurologista Phyllis Vanwalleghem descreve isso como uma falta de habilidades de visualização. Aparentemente, as pessoas com DTD têm problemas para visualizar um plano tridimensional com base no que seus olhos veem. Isso significa que eles não têm habilidades de orientação, fazendo com que se percam facilmente. Para pessoas com dislexia direcional, isso pode causar problemas e limitá-las no dia a dia.

Dicas

Este tipo de dislexia só foi descoberto em 2009 e é considerado uma condição relativamente “nova”. Também é muito raro. Isso significa que as chances de você ter DTD são muito pequenas. Você pode simplesmente ser ruim com mapas. Se você tiver DTD, existem algumas maneiras de navegar literalmente pela condição. Vanwalleghem fornece algumas dicas que também podem funcionar se você não tiver um senso geral de direção. Ela recomenda que você peça dicas visuais quando alguém te der instruções. Em vez de dizer “esquerda” ou “norte de…”, peça às pessoas que descrevam os lugares para você. Se eles falarem sobre as flores coloridas do lado de fora da mercearia e a grande torre do relógio para a qual você deve caminhar, talvez seja mais fácil ir do ponto A ao ponto B. O GPS também pode ser uma grande ajuda.

Vanwalleghem fornece um aviso: essas dicas não farão de você um gênio da navegação de repente. Elas apenas tornarão a vida um pouco menos difícil de navegar.

Leia também: Como você ainda pode aprender um novo idioma quando for mais velho?

Fonte: Libelle | Imagem: Unsplash, Elio Santos