6 maneiras de prevenir o pé de atleta e, com isso, infecções fúngicas nas unhas

athlete's foot

Porque quando você pega, é difícil se livrar

Ninguém quer ter pé de atleta. Mas, infelizmente, algumas pessoas serão atormentadas por esta infecção de pele. Se você não receber o tratamento necessário, isso pode resultar em uma infecção fúngica nas unhas. E infecções fúngicas nas unhas geralmente levam muito tempo para serem tratadas ou, às vezes, não podem ser tratadas. É por isso que você precisa de algumas dicas para garantir que o pé de atleta fique longe de você.

1. Pés secos

Os fungos adoram lugares úmidos! Isso torna seus pés suados um paraíso para eles. É por isso que é importante manter os pés sempre limpos e secá-los antes de calçar os sapatos. Sempre que for tomar banho, não seque apenas os pés pisando no tapete, use a toalha para secar também entre os dedos. Pode ser um pouco trabalhoso, mas muito melhor do que lidar com o pé de atleta!

2. Chinelos

Você gosta de nadar em piscina pública? Ou você gosta de ir à sauna ou tomar banho no vestiário depois de ir à academia? Então é importante que você proteja seus pés. Se alguém com pé de atleta entrasse naquele chuveiro antes de você, esse fungo contagioso também poderia se transferir para seus pés. Isso significa que usar chinelos ou sandálias ao tomar banho em chuveiros públicos pode salvar seus pés de infecções indesejadas nos pés.

3. Meias limpas

Se você limpa os pés regularmente, mas usa as mesmas meias a semana toda, basicamente está desfazendo todo o trabalho duro que acabou de fazer para esfregar os pés. Meias limpas são importantes para garantir que os fungos não tenham chance. Então mude para um novo par de meias todos os dias. Se seus pés suarem muito, você pode querer trocar de meia com mais frequência. Isso também se aplica aos seus sapatos. Se você usou seus sapatos o dia todo, dê a eles algum tempo para respirar. Se você trocar os pares todos os dias, seus sapatos não ficarão muito suados e os fungos não terão a oportunidade de se aninhar em seus tênis. E é uma boa desculpa para investir num novo par de calçados!

4. O calçado certo

Se você quiser ter certeza de que seus pés não ficarão muito suados, você pode querer comprar um par de sapatos confortáveis. Particularmente um par que proporciona muita respirabilidade. Por exemplo, sapatos de couro. Um sapato que é respirável não faz seus pés suarem tanto. As meias feitas de fibras sintéticas também ajudam a absorver a umidade, mantendo os pés secos e com isso, livres de fungos!

5. Não compartilhe seu cortador de unhas

Se você quiser ter certeza de não ser infectado acidentalmente por outras pessoas, seria sensato não compartilhar seus produtos para o cuidado das unhas; como cortadores de unha e lixas. Quando você usa seu conjunto de manicure, é importante limpar bem tudo. E use lixas de unhas descartáveis. Dessa forma, você pode jogá-las fora depois de usá-las uma vez, limitando o risco de contrair uma infecção ou infectar outras pessoas.

6. Olhe para os seus pés

Infelizmente, você ainda pode ter pé de atleta. Mesmo com essas dicas. Mas é por isso que é importante verificar regularmente se há infecções nos pés. Você está experimentando uma sensação de coceira entre os dedos dos pés e a pele dos pés está escamosa? Você pode estar lidando com pé de atleta. Se a unha mudar repentinamente de cor ou se a textura mudar, a causa pode ser uma infecção fúngica nas unhas. Portanto, sempre verifique seus pés e entre em contato com seu médico sempre que notar algo que não estava lá antes.

Dessa forma, você pode cortar a infecção pela raiz antes que ela piore!

Leia também: 6 dicas sobre como prevenir e se livrar dos pés suados

Fonte: WebMD | Imagem: Unsplash, Lucrezia Carnelos