Atos de bondade: uma nova cura para depressão e ansiedade

act of kindness

É assim que ajudar os outros pode te tornar mais feliz também!

Novas pesquisas mostram que realizar um ato de bondade pode realmente ser benéfico para sua saúde mental. Pesquisadores da Ohio State University descobriram que quando as pessoas fazem boas ações para os outros, elas se curam.

Atos de bondade

A pesquisa, conduzida por David Cregg e Jennifer Cheavens, envolveu 122 pessoas. Todos os participantes apresentavam sintomas de depressão, ansiedade e estresse; variando de moderado a grave. Os participantes foram divididos em três grupos. Dois grupos tiveram que trabalhar com técnicas de terapia cognitivo-comportamental e um grupo teve que realizar três atos de bondade por dia durante dois dias por semana. Esses atos podem ser qualquer coisa. Desde que sejam benéficos para os outros e tenham algum custo para os participantes (em termos de tempo e/ou recursos). Esses participantes assavam biscoitos para os amigos, deixavam palavras de encorajamento pela casa ou davam carona para as pessoas. Por cinco semanas, os participantes tiveram que seguir suas instruções. Depois disso, os resultados foram avaliados.

Resultados

O melhor resultado do estudo foi que pessoas de todos os grupos se sentiram melhor. Isso significa que as técnicas regulares que geralmente são usadas para o tratamento de depressão e ansiedade também funcionaram. Mas o terceiro grupo, que realizou atos de bondade, foram os que se sentiram melhor de todos. David Cregg disse ao Ohio State News: “… atos de bondade ainda mostraram uma vantagem sobre as atividades sociais e a reavaliação cognitiva, fazendo as pessoas se sentirem mais conectadas com outras pessoas, o que é uma parte importante do bem-estar”.

E não se trata apenas de ser social. De acordo com Jennifer Cheavens, as pessoas que apenas participaram de atividades sociais não mostraram tanta melhora quanto as pessoas que fizeram o bem para outras pessoas. “Existe algo específico em realizar atos de bondade que fazem as pessoas se sentirem conectadas umas às outras. Não basta apenas estar perto de outras pessoas, participando de atividades sociais”, disse Cheavens.

Isso significa que, se você está se sentindo mal, ajudar alguém pode ser exatamente o que você precisa para se sentir melhor. Cregg conclui: “Algo tão simples quanto ajudar outras pessoas pode ir além de outros tratamentos para ajudar a curar pessoas com depressão e ansiedade”.

Leia também: Lutando contra o blues do inverno: como se sentir melhor no inverno

Fonte: Ohio State News | Imagem: Unsplash, Randalyn Hill