Lutando contra o blues do inverno: como se sentir melhor no inverno

winter blues

Descubra como se sentir melhor quando os dias estão escuros e frios

Para algumas pessoas, o inverno não é tão bom assim. Embora dezembro seja geralmente um mês de alegria e magia, depois disso, o inverno fica um pouco sombrio. Se está a viver o ‘blues do inverno’, estas são algumas dicas para o combater e sentir-se melhor durante os meses mais frios e escuros do ano.

Dormir

Embora dormir o suficiente seja importante todos os dias, é especialmente importante no inverno. O sono ajuda seu cérebro a relaxar, fazendo com que o estresse se torne uma coisa do passado. Se você não dormir o suficiente, sentirá os efeitos negativos tanto física quanto mentalmente. De acordo com a National Sleep Foundation, as pessoas precisam de cerca de duas horas a mais de sono no inverno. A Dra. Carleara Weiss, uma cientista do sono, explica a Sleepópolis: “Embora a necessidade de sono não mude durante o inverno, mudanças ambientais como dias curtos, pôr do sol precoce e temperaturas frias tendem a deixar as pessoas mais cansadas e sonolentas.” Seu humor pode ser influenciado negativamente pela falta de sono e sua concentração e produtividade serão menores. Mas como dormir melhor?

Uma parte importante de dormir bem é o ritmo. Outra dica é manter o quarto estritamente para dormir; não assista TV ou trabalhe na cama. E evite coisas que o mantenham acordado, como cigarros, álcool e cafeína.

Exercício

Todos nós sabemos que mover nossos corpos é benéfico para nossa saúde. Tanto física quanto mentalmente. Mas pode ser desafiador se exercitar quando você também tem um milhão de outras coisas para fazer durante o dia. Então, aproveite todas as oportunidades que puder! Se você tiver uma pausa no trabalho, faça uma caminhada. Se você pode usar as escadas em vez do elevador; faça isso! Recomenda-se fazer pelo menos trinta minutos de exercício por dia. Se você não tem tempo para mover seu corpo por trinta minutos, combine certas atividades. Como almoçar enquanto caminha pelo quarteirão.

Fique hidratado

As pessoas tendem a subestimar os benefícios para a saúde da água potável. Manter-se hidratado não é apenas importante para o seu corpo, é também muito importante para a sua mente. Se você não beber água suficiente, isso pode resultar em problemas de foco e concentração. Você pode ficar com sono e sua capacidade de lidar com o estresse diminuirá. Se você beber bastante água durante o dia (cerca de 13 xícaras/3 litros), poderá lidar com o estresse e a sonolência de maneira mais adequada e manter-se atualizado o dia todo!

Regra dos dois minutos de Olenski

Se você se sente improdutivo e acha que não está fazendo nada agora, pode se beneficiar da regra dos dois minutos. Essa regra evita a procrastinação e lhe dará uma sensação de dever cumprido. A regra é simples: tudo o que puder ser feito em dois minutos deve ser feito imediatamente. Tirar o lixo? Faça isso imediatamente! Arrumar a cama? Outro para riscar imediatamente da sua lista de tarefas. Ao fazer esse tipo de tarefa imediatamente, você sente que realizou muito e evita o estresse de pensar em todas as coisas que ainda precisa fazer.

Com essas dicas, você pode tentar ativamente tornar os dias de inverno de janeiro melhores e menos ‘azuis’.

Leia também: Sentir-se bem: 4 dicas para começar o ano de forma positiva

Fonte: Libelle, Elegance, Betterup, Sleepopolis, Mayoclinic | Imagem: Unsplash, Toa Heftiba