Primeiro imã abertamente gay quer ajudar e apoiar os muçulmanos gays

openly gay imam

O muçulmano se assumiu em 1996, quando já era imã

Quando o estudioso islâmico Muhsin Hendricks se assumiu gay aos 29 anos, foi recebido com muito ódio e rejeição. Como o primeiro imã abertamente gay do mundo, ele estava preparado para isso. Agora, Hendricks quer ajudar e capacitar gays muçulmanos no mundo todo.

Homofobia

Muhsin Hendricks é um estudioso islâmico formado pela Universidade de Estudos Islâmicos do Paquistão. E ele acredita que a homofobia não é compatível com o que o Alcorão declara como um Deus “misericordioso e compassivo”. Ele acredita que a homofobia é algo que está enraizado na cultura e que vem de uma interpretação patriarcal do texto. E agora, o imã quer trabalhar para a aceitação dentro do Islã. É por isso que ele fez um documentário chamado “The Radical”. Um documentário que supostamente promove a diversidade sexual no Islã.

Mas isso não é tudo o que ele está fazendo. Hendricks também quer ajudar os muçulmanos gays em suas lutas com fé e sexualidade. Ele estabeleceu sua própria mesquita e criou um grupo de apoio chamado “The Inner Circle”. Segundo Hendricks, as coisas estão mudando. Ele disse à Positive News: “Estamos definitivamente fazendo progresso. Muçulmanos gays estão saindo do armário muito mais jovens e os pais os estão apoiando”.

Apoio

Quando Hendricks saiu, ele esperava muito ódio dos outros. Mas acabou que também houve muito apoio. Outros imãs apoiaram sua mensagem e Hendricks passou a dar workshops em toda a África para ajudar outros imãs a serem mais inclusivos em sua fé. O cineasta que trabalhou no documentário com Hendricks disse que ele tem uma “maneira gentil de tentar mudar o Islã por dentro” e o chamou de uma figura inspiradora.

Leia também: Buldogue desaparecida finalmente se reuniu com sua família

Fonte: Positive News | Imagem: Unsplash, Arka Roy