Primeira vacina do mundo para abelhas foi aprovada

bees

A vacina vai proteger as abelhas – e com isso nosso ecossistema

Mesmo que muitas pessoas não amem necessariamente as abelhas (ou seus ferrões), elas desempenham um papel crucial na produção de alimentos na Terra. Isso significa que nossa segurança alimentar depende muito das pequenas criaturas e, atualmente, essas mesmas abelhas estão em perigo. Mas esta vacina pode fornecer uma solução parcial para este problema.

A importância das abelhas

As abelhas são polinizadoras. Isso significa que as abelhas ajudam a fertilizar as flores. Sempre que uma abelha se senta em uma flor para coletar seu néctar e pólen para a colmeia, esse mesmo pólen vai grudar no pelo das abelhas. Este pólen vem da parte “masculina” da flor em que se encontram, as abelhas então o transferem para a parte “feminina” de outra flor. Esse processo fertiliza a flor, fazendo com que ela produza sementes, frutos e outras plantas. Assim, as abelhas desempenham um papel importante no crescimento de novas flores e plantas. Para nós, humanos, isso é especialmente importante quando se trata de plantios. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), as abelhas e outros polinizadores (como pássaros e morcegos) são responsáveis ​​por um terço dos alimentos produzidos no mundo. As abelhas são bem importantes!

Crise das abelhas

Mas as abelhas estão em perigo. Embora os humanos dependam muito desses pequenos insetos amarelo-escuros, também representamos um perigo para eles. Por causa de nossas atividades agrícolas, mudanças climáticas, pesticidas e perda de seu habitat natural, a população de abelhas está em declínio. Este não é apenas um problema para as abelhas, é também um problema para todos nós que dependemos das abelhas para a produção de alimentos. Mas os humanos não são a única ameaça para as abelhas.

Uma doença fatal para as abelhas é a loque americana; uma doença que pode se espalhar facilmente e não pode ser curada. Quando uma colônia é infectada, a colmeia, as abelhas e o equipamento precisam ser queimados para evitar a disseminação. E porque esta doença viaja facilmente de colmeia para colmeia através do uso de equipamentos de apicultura ou através de abelhas adultas infectadas que se deslocam ou roubam de outras colmeias, as abelhas podem usar toda a proteção que puderem obter.

Vacina

De acordo com um comunicado da Associação de Apicultores do Estado da Califórnia relatado pela BBC, a vacina é um passo importante na direção certa para os apicultores em todos os lugares. O membro do conselho Trevor Tauzer disse: “Se pudermos prevenir uma infecção em nossas colmeias, podemos evitar tratamentos caros e concentrar nossa energia em outros elementos importantes para manter nossas abelhas saudáveis”. A vacina garantirá que as larvas das abelhas se tornem imunes à doença loque, que protege as abelhas desta doença mortal e contagiosa. Annette Kleiser, diretora executiva da Dalan Animal Health, disse ao The Guardian: “Nossa vacina é um avanço na proteção das abelhas, estamos prontos para mudar a forma como cuidamos dos insetos, impactando a produção de alimentos em escala global”.

Se a população de abelhas puder superar essa ameaça com a nova vacina, menos abelhas morrerão. O que é um passo esperançoso na direção de proteger o ecossistema da Terra e, com isso, a produção de alimentos.

Leia também: Cientistas podem ter encontrado uma maneira de impedir que o COVID se espalhe

Fonte: BBC, The Guardian, UNEP, FAO, NPS, Knowable, BeeAware | Imagem: Unsplash, Shelby Cohron