Quinze minutos antes, a noite parecia uma quinta-feira qualquer, sem nada de especial. Jessica tinha saído da cave da torre de escritórios após nove horas seguidas a conciliar orçamentos por rubrica. Tinha as costas rígidas, os olhos secos e uma dor de cabeça de tensão surda a surgir atrás das têmporas. Tudo o que ela queria era apanhar o comboio das 17h45, deixar-se cair num lugar e fechar os olhos durante a viagem de noventa minutos para fora da cidade.
A plataforma do terminal de transportes tinha sido um mar de guarda-chuvas e casacos pesados de inverno. Quando o comboio finalmente parou com um guincho, as portas abriram-se, revelando um vagão já lotado até ao limite da sua capacidade.
Jessica abriu caminho por entre as portas estreitas, com as botas a fazerem um som de clique contra o limiar de metal. Abriu caminho pelo corredor lotado do Vagão 1, depois pelo Vagão 2 e, por fim, pelo Vagão 3. Os passageiros em pé estavam amontoados, encostados uns aos outros, com as mãos agarradas às correias de couro suspensas. A esperança começou a esmorecer.