É por isso que as pessoas se divorciam depois de estarem casadas por décadas

divorce

Não é uma decisão repentina causada por brigas ou um caso

Algumas pessoas estão juntas há anos. Você não poderia nem as imaginar se separando. Mas, às vezes, pessoas que parecem inseparáveis ​​ainda se separam. Mesmo depois de um casamento que durou décadas. Então, como algumas pessoas ainda se separam depois de tantos anos juntos?

Normalmente, quando as pessoas anunciam repentinamente que estão se separando, esperamos que haja algum tipo de evento que desencadeou a separação. Como uma briga, um caso ou outros tipos de traição. Mas de acordo com Pam Custers, terapeuta de relacionamento entrevistada pelo Huffington Post, há sentimentos mais profundos em jogo. Eles disseram: “geralmente é uma percepção lenta de que você não está mais na mesma página”. Listamos os motivos comuns para pessoas que estão casadas há muitos anos pedirem o divórcio.

1. Realização

Quando as pessoas estão na casa dos quarenta ou cinquenta anos, elas não apenas têm filhos para cuidar, mas também cuidam de seus pais idosos. A pressão de ser a “geração sanduíche” pode realmente influenciar o relacionamento. E as pessoas começam a avaliar suas escolhas de carreira; às vezes, sentindo que estão perdendo algo. Tudo isso pode resultar em algumas mudanças no estilo de vida. Incluindo mudanças de relacionamento. Custers disse ao Huffington Post: “As pessoas às vezes pensam: ‘Tenho uma janela de oportunidade que não posso desperdiçar, porque estou envelhecendo. Frequentemente, elas sentem que precisam se realizar e se perguntam o que significa essa realização. É uma realização no relacionamento ou é uma contradição com o relacionamento?

Essa busca por realização pode resultar em mudanças no relacionamento, resultando em divórcio.

2. Crianças se mudando

Embora a maioria dos casais comece sem filhos, muita coisa muda quando os filhos acabam se mudando. A dinâmica da família e o relacionamento mudam. De acordo com Custers, os pais estão principalmente focados em seus filhos. Isso significa que sua atenção geralmente está voltada para as crianças e suas vidas. Custers disse ao Huffington Post: “Então, quando os filhos saem de casa, há uma mudança de identidade e propósito e isso traz questões como: qual é o propósito do nosso casamento? Por que estamos juntos? Quais são as coisas que temos que nos mantêm juntos como casal, além de nossos filhos?”.

Outro tema que surge são as esperanças para o futuro que ambas as pessoas têm. Quando não há filhos para cuidar, as pessoas têm tempo para pensar sobre seu futuro e como querem que seja. “… muitos casais se olharam e disseram: “Ainda mantemos os mesmos valores? Somos as mesmas pessoas?”.

Especialmente para as mulheres, essa mudança de dinâmica pode levá-las a pensar sobre as formas como desejam moldar suas vidas sem a identidade única de ser mãe.

3. Menopausa

Quando as mulheres de meia-idade entram na menopausa, muita coisa pode mudar. As alterações hormonais podem causar perturbações na vida sexual dos casais e as mulheres também enfrentam muitos desafios psicológicos. Quando ambas as partes não se comunicam claramente sobre as mudanças que estão acontecendo, isso pode levar à falta de comunicação. “Se você fizer disso um problema que pode ser resolvido por ambas as partes, torna-se algo viável para o relacionamento”, disse Custers ao Huffington Post. “Quando é problema dela e não dele, isso se polariza”.

A chave para lidar com tudo isso é a comunicação. De acordo com Custers, esses tempos de mudanças não precisam ser ruins. Se os casais abraçarem tudo o que vem com a meia-idade, desde a busca por realização até a menopausa e a “síndrome do ninho vazio”, esse período de suas vidas pode realmente ser emocionante. “Se bem usado, pode ser um momento em que o relacionamento aumenta um pouco e se transforma em algo realmente adorável”.

Leia também: Dormir junto é melhor para o seu relacionamento?

Fonte: Huffington Post | Imagem: Unsplash, Engin Akyurt