A National Braille Press oferece às famílias livros infantis clássicos com páginas em braile personalizadas
Em 1983, a The National Braille Press iniciou um clube de leitura em braille para crianças. O objetivo era garantir que as pessoas com deficiência visual ou cegas tivessem acesso à alfabetização.
Livros
De acordo com Brian McDonald, presidente e CEO da National Braille Press, o braille é o que dá às pessoas com deficiência visual acesso à alfabetização. Ele disse à CBS News: “Braille é alfabetização por definição para pessoas cegas ou com baixa visão. Se elas não têm essa habilidade, é difícil aprender a estrutura das frases e a gramática, e se tornar mais independente na vida.” Desde 1983, por meio do clube do livro infantil, eles proporcionam esse tipo de independência às crianças. Todos os meses, eles enviam um livro para famílias com crianças cegas ou deficientes visuais. As páginas em braile dos livros são cuidadosamente reunidas pela National Braille Press. Leva muito tempo e esforço para fazer, mas a instituição diz que vale a pena.
“Acho que é mais gratificante agora, já que estamos por aí há tanto tempo, que temos pais que cresceram com esses livros que estão lendo para seus filhos que enxergam histórias de ninar”, disse MacDonald.
Gerações
CBS News conversou com um dos primeiros membros do clube do livro infantil: Tim Vernon e sua família. Vernon, que é cego, disse ao canal de notícias: “Minha família queria que eu tivesse uma biblioteca de livros semelhante à do meu irmão que enxerga e de familiares e amigos que enxergam que tinham uma biblioteca de livros impressos”. Tim disse que isso o fazia se sentir independente. E agora, com os livros que guardou de quando era jovem, Vernon pode ler para o sobrinho. Ele disse à CBS News: “Ser capaz de ler com ele ajuda a cultivar e nutrir um vínculo verdadeiramente especial”.
Leia também: Líderes africanos prometem acabar com a AIDS em crianças até 2030
Source: CBS News | Image: Unsplash, Leeloo Thefirst