Lidando com azia: como prevenir o refluxo ácido

heartburn

Com essas cinco dicas, você não será mais incomodado por refluxo ácido e azia

Pode realmente estragar o brilho de um jantar delicioso: refluxo ácido e azia. Você acaba com uma sensação de queimação no peito e a sensação desconfortável de ácido voltando para a garganta. Então, como você evita que esse fenômeno natural aconteça?  

Azia e refluxo ácido

Esses dois não são exatamente a mesma coisa? Na verdade, não! Mesmo que os dois estejam conectados um ao outro, eles não são exatamente a mesma coisa. Quando o ácido volta do estômago para a garganta, é chamado de refluxo ácido. Isso é apenas a ocorrência de ácido subindo pela garganta. Azia é a sensação que você tem quando sofre de refluxo ácido. É a sensação de queimação no peito que geralmente aparece depois que você come ou quando se deita.

Existem diferentes causas de refluxo ácido que resultam na sensação de azia. Alguns exemplos de causas são: quando você come muitos alimentos gordurosos, estresse, gravidez, excesso de peso ou certos medicamentos. Mas como garantir que essa sensação desconfortável não apareça depois do jantar?

1. Equilibre

Se você comer muita comida de uma só vez, pode aumentar o risco de refluxo ácido. Ao comer refeições menores distribuídas ao longo do dia, você pode prevenir o refluxo ácido e, com isso, a azia. Se você sente que não tem ideia de quanto come e se o refluxo ácido está ou não relacionado à ingestão de alimentos, você pode registrar a quantidade de comida que ingere em um diário. Dessa forma, você pode ver se suas refeições estão distribuídas uniformemente ao longo do dia ou se você pode melhorar seus hábitos alimentares nessa área.

Também reserve um tempo para mastigar e engolir a comida. Se você comer muito rápido, é mais provável que ocorra refluxo ácido.

2. Álcool

Ao limitar a ingestão de álcool, você também pode prevenir o refluxo ácido. O álcool é conhecido por fazer com que o esfíncter esofágico inferior não funcione como deveria. E esse esfíncter é responsável por manter o ácido contido no estômago. Se você beber grandes quantidades de álcool, esse esfíncter permitirá que o ácido viaje do estômago para a garganta, aumentando a probabilidade de refluxo ácido e azia.

3. Alimentos gordurosos

Quando você come muitos alimentos fritos, aumenta as chances de refluxo ácido e azia. Alimentos como batatas fritas e alimentos gordurosos como salsicha, bacon, queijo e manteiga podem causar refluxo ácido. Se você tem tendência a ter refluxo ácido após o jantar, convém limitar a ingestão desses tipos de alimentos.

4. Fibras

Se você quiser ter certeza de que o refluxo ácido não aparecerá logo após comer aquele delicioso jantar, você pode adicionar alguns alimentos ricos em fibras extras. As fibras fazem com que o estômago digira os alimentos mais rapidamente e a quantidade de ácido no estômago aumenta quando a comida permanece no estômago por mais tempo. Portanto, adicione um pouco de feijão ou brócolis à sua refeição. Dessa forma, seu estômago não criará tanto ácido, tornando o refluxo ácido uma coisa do passado!

Leia também: Descubra o que são os soluços e como se livrar deles

Fonte: Margriet, Benefiber, Pfizer, Mount Sinai | Imagem: Pixabay