Fotos ilegais que não podem estar na internet na China

Política

Muitas imagens excluídas não serão uma surpresa, como imagem que retrata a violência do Estado, desenhos animados de líderes do governo que parecem depreciativos e fotos aéreas de protestos. Ainda assim, essas imagens são muitas vezes mais inocentes do que você suspeitaria. Literalmente todas as imagens de líderes políticos chineses foram banidas. Essas fotos só podem ser postadas em sites oficiais. Para outros conteúdos de mídia, eles são mais cautelosos, porque as empresas privadas são responsáveis por impor diretrizes estatais. Depois que o presidente Xi Jinping se livrou do limite de mandato, a letra ‘n’ foi banida. Isso se deve ao fato de que se referia a um símbolo matemático que foi usado para ridicularizá-lo.

Ursinho Pooh

O partido comunista na China é especialmente sensível a piadas políticas, para dizer bem. Quando uma foto do ex-presidente americano Barack Obama e Xi Jinping foi comparada a Ursinho Pooh e Tigrão e se tornou viral em 2013, o urso foi banido da internet na China. Charlie Smith é co-fundador da GreatFire.org e faz campanhas pela liberdade de informação. Segundo ele, a proibição de Ursinho Pooh, pode ser o exemplo mais famoso de censura de personagens de desenhos animados, mas certamente não o único. Por exemplo, um sapo inflável de 22 metros de altura foi banido depois de ser comparado ao ex-presidente Jiang Zemin. Além disso, patos de borracha amarelos foram banidos porque foram usados em uma reconstituição da foto do Homem-Tanque.

Razões

A censura vai um passo além. Por exemplo, imagens de velas acesas são banidas da internet durante eventos anuais como o aniversário da Praça Tiananmen. As referências menos literais também desapareceram, como imagens de cartas de baralho com o texto “8964”, porque isso poderia se referir a 4 de junho de 1986. Indo um passo adiante, imagens de cadeiras vazias foram censuradas desde a morte de Liu Xiabao em julho de 2017. Isso porque Liu foi homenageado com uma cadeira vazia durante a cerimônia de premiação do Prêmio Nobel da Paz em 2010. Na época, ele não pôde comparecer porque não podia deixar o país.

Língua chinesa

A edição de imagens tem um papel importante na luta contra a censura. Ocultar uma imagem para a censura, mantendo-a clara para os internautas é o maior desafio. A grande vantagem é a língua chinesa. Muitas palavras compartilham a mesma ortografia, mas o significado é determinado pela pronúncia. Isso permite espaço para brincadeiras com palavras. Um exemplo é a famosa criação de “cavalo de lama de grama”. Apesar dos dois significados, tornou-se viral sem censura. Ainda assim, nem todos os trocadilhos podem escapar da censura. Duas semanas antes do aniversário da Praça Tiananmen, uma foto da bebida alcoólica baiju levou a uma prisão, porque soa como os números oito e nove. ‘Mi tu’ foi rápido em ser censurado também, por causa de sua semelhança com ‘Me Too’. Em vez de “mi tu”, ‘coelhinhos de arroz’ surgiram por toda a internet, porque tem o mesmo significado.

Ainda assim, Smith é um pouco positivo. O desenvolvimento tecnológico significa que há cada vez mais espaço para contornar a censura. Especialmente a ascensão das mídias sociais contribui para isso, pois elas dependem extensivamente do uso de imagens. Talvez Ursinho Pooh, retorne à internet chinesa de uma forma diferente, afinal…

Página 2/2

Leia mas: Marido quer se divorciar da esposa após fazer descoberta bizarra em foto de família

Quer salvar este artigo para mais tarde? Adicione um Pin no Pinterest.

Fonte: Artsy | Imagem: Pexels Inna Lesyk, Youtube