Você pode reconhecer o melanoma por esses sinais

Isenção de responsabilidade: esta informação não é uma alternativa ao aconselhamento médico profissional. Em caso de dúvida, entre em contato com seu médico.

É assim que você reconhece o melanoma

De acordo com a Fundação Melanoma, é importante ficar de olho nas alterações nas marcas de nascença. A fundação criou um método útil que o ajudará a reconhecer o melanoma mais rapidamente: o método ABCDE. As chances são de que você esteja lidando com melanoma quando: 

  • Assimetria: a marca de nascença não é simétrica em forma ou cor
  • Fronteira: a marca de nascença tem uma borda irregular em torno dela
  • Cor: a marca de nascença muda de cor ou tem várias cores diferentes
  • Diâmetro: a marca de nascença tem um diâmetro de mais de 6 milímetros
  • Evolução: a marca de nascença coça, sangra ou muda

Além de verificar regularmente suas marcas de nascença, você também deve se certificar de proteger a pele contra o sol corretamente usando protetor solar, por exemplo.

Você também pode comparar suas marcas de nascença com as da foto abaixo. O texto está em holandês, mas as marcas de nascença à esquerda são inocentes e as marcas de nascença à direita são as que são suspeitas. Se você tem uma marca de nascença suspeita, deve visitar um médico o mais rápido possível.

Página 2/2

Isenção de responsabilidade: esta informação não é uma alternativa ao aconselhamento médico profissional. Em caso de dúvida, entre em contato com seu médico.

Quer salvar este artigo para mais tarde? Adicione um Pin no Pinterest.

Fonte: Stichting Melanoom, Libelle | Imagem: Unsplash