Com os tipos certos de alimentos, você pode reduzir seus sintomas
A maioria das mulheres terá que lidar com isso algum dia: a menopausa. Quando você menstrua pela última vez, pode sentir muito desconforto físico. Ondas de calor, alterações de humor, dores de cabeça e insônia são apenas a ponta do iceberg. E mesmo que você não possa fazer nada para interromper a menopausa, você pode reduzir os sintomas com os alimentos que ingere.
Alimentos e ondas de calor
Alguns tipos de alimentos podem realmente piorar suas ondas de calor. De acordo com a nutricionista Desiré van der Kruk, cortar certos alimentos e bebidas de sua dieta pode tornar suas ondas de calor mais fáceis de lidar. Coisas que você deve beber menos são café e álcool. Quando você está na menopausa, o álcool e a cafeína podem piorar as ondas de calor. Se você deseja reduzir as ondas de calor, deve comer vegetais, frutas, soja e muitas fibras.
Menopausa e doenças cardiovasculares
Infelizmente, ondas de calor e apenas desconforto físico geral não são as únicas desvantagens de estar na menopausa. Quando você atinge a menopausa, o risco de contrair doenças cardíacas aumenta. Se você comer os tipos certos de alimentos, poderá diminuir o colesterol e a pressão arterial. O que então ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Listados abaixo estão alguns dos alimentos que você deve e não deve comer para reduzir o risco de doenças cardíacas e tornar suas ondas de calor um pouco mais suportáveis.
- Reduza a ingestão de alimentos gordurosos: coma menos carne, use óleos ao cozinhar e escolha a opção com baixo teor de gordura ao comprar leite.
- Coma lanches nutritivos: como nozes sem sal
- Mantenha a ingestão de açúcar refinado baixa: troque o refrigerante por uma opção mais saudável e tente evitar comer muitos doces
- Coma menos sal: se você quiser ter certeza de que não come muito sal, evite refeições congeladas ou pré-embaladas
- Coma muitos vegetais e frutas: você precisará de cerca de 250 gramas de vegetais e duas frutas
- Muita fibra: mude para opções de grãos integrais quando se trata de pão, macarrão ou arroz.
Com essas dicas de alimentação, você conseguirá lidar com a menopausa e evitar todo o desconforto que ela traz!
Leia também: Como prevenir o burnout: 5 dicas que podem ajudar
Fonte: Margriet | Imagem: Unsplash, Artem Beliaikin