Como prevenir o burnout: 5 dicas que podem ajudar

prevent burnout

Segundo um neuropsicólogo, essas são formas de lidar com o estresse

A vida é estressante. Há lugares para ir, pessoas para ver e coisas que precisam ser feitas. Mesmo que você tenha um momento para si mesmo, sente que precisa fazer algo. Como limpar a cozinha, dobrar a roupa, ligar para seus pais… E mesmo quando você está sozinho, você nunca está realmente sozinho. Seu telefone irá te lembrar constantemente do que as pessoas ao seu redor estão fazendo e o que você deveria fazer. Então, como você pode se certificar de não ser pego pelo estresse?

1. O estresse é seu amigo

Espere o que? Sim! O estresse é seu amigo. Assim que você encarar o estresse como algo que pode te ajudar, em vez de algo que o fará morrer prematuramente, você reduzirá todos os efeitos nocivos que acompanham o estresse. Porque a única razão pela qual o estresse está te deixando doente é porque você acha que ele vai mesmo. O estresse é o que deixa seu corpo pronto para agir. E isso significa que o estresse é realmente algo que deve ser bem-vindo e usado para enfrentar todos os desafios que você enfrenta. Se você deixar de ter medo do estresse, reduzirá o risco de doenças cardiovasculares de 43% para zero.

2. Não assista ao noticiário

Se você passar muito tempo assistindo ao noticiário, vai parecer que o mundo está desmoronando. Porque grande parte da cobertura jornalística é negativa. Se você assistir a muitas notícias negativas, isso pode causar estresse. Tanto mental quanto fisicamente. Então, tente reduzir a quantidade de tempo que você gasta assistindo ao noticiário. Ou pare de assistir de uma vez. Cancele as assinaturas de jornais e pule os canais de notícias. Se você não vê, não pode se estressar com isso. Outra boa alternativa seria procurar jornais ou sites felizes. Canais de notícias que focam apenas nas coisas boas que acontecem no mundo. Isso restaurará sua fé na humanidade e, com isso, reduzirá seu estresse.

3. Ouça música clássica

Se funciona para bebês, pode funcionar para você também. Especialmente a música de Bach é conhecida por ter um efeito relaxante. Então, da próxima vez que você estiver fazendo recados ou trabalhando em alguma tarefa, toque um pouco de Bach e veja como você se sentirá calmo depois!

4. Gratidão

Quando você expressa gratidão pelas coisas da sua vida, grandes ou pequenas, isso pode ter um efeito positivo na sua saúde mental. De acordo com a neuropsicóloga Ellen Botman, da Happy Brain Clinics, quando você escreve todas as coisas pelas quais é grato, está treinando a resposta ao estresse do corpo. E isso significa que você será capaz de lidar melhor com o estresse sempre que ele aparecer.

5. Dê um passeio

Sabemos que caminhar é bom para você. Mas se você passa muito tempo em casa principalmente sem realmente ter que sair (como quando trabalha em casa), pode ser realmente benéfico “ir para o trabalho” dando uma caminhada antes de começar o dia de trabalho. Isso não apenas reduzirá o estresse e aumentará o sistema imunológico; se você caminhar de e para sua casa antes de trabalhar em casa, terá um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Com essas dicas, você pode reduzir significativamente seu estresse e se sentir muito melhor por causa disso!

Leia também: Você tem algum desses sintomas? Você pode estar enfrentando um burnout

Fonte: Elegance | Imagem: Unsplash, Abigail Keenan