Um toque no capô antes de dar a partida pode evitar sérios danos mecânicos e o sofrimento dos animais no inverno

O toque preventivo

A solução é tão simples quanto eficaz. Antes de entrar no carro, dê alguns toques firmes no capô com a palma da mão. Não com tanta força a ponto de amassá-lo, mas com força suficiente para criar vibrações e ruídos no compartimento do motor. Isso assusta qualquer animal adormecido e dá a ele a chance de escapar pelo arco da roda.

Se quiser ter mais certeza, espere alguns segundos depois de bater ou buzine brevemente antes de ligar o motor. Esse pode ser um método primitivo em uma era de sensores de alta tecnologia, mas é a única maneira de ter certeza de que não está acabando com a vida de um animal sem querer – ou destruindo seu próprio motor. Para aqueles que têm problemas frequentes com martas, há soluções mais avançadas, como repelentes ultrassônicos ou placas de contato elétrico, mas o toque livre no capô continua sendo a primeira linha de defesa.

Pode parecer superstição, mas qualquer mecânico que tenha tido que remover os tristes restos de um animal do compartimento do motor confirmará que esse ritual é uma necessidade amarga. Ele evita o sofrimento dos animais, evita muita bagunça e protege a sua carteira de despesas desnecessárias.