Saiba quando dizer adeus ao seu par de sapatos favorito
Infelizmente, mesmo seus sapatos favoritos não existirão para sempre. Mas como saber quando é necessário substituir os sapatos que está usando? Aparentemente, há um truque fácil de saber com certeza.
Lesões
De acordo com a podóloga Jacqueline Sutera, não é uma boa ideia andar com seus mocassins velhos. Isso o tornará mais propenso a certas lesões. “Quando as solas e os saltos dos sapatos estão gastos, o calcanhar do pé atinge o chão em um ângulo diferente, fazendo com que você machuque os tornozelos ou caia com mais facilidade. A longo prazo, você pode até ter tendinite ou dores nos quadris, tornozelos e costas.” Portanto, certificar-se de trocar de calçado de vez em quando não é apenas benéfico para os pés, mas também para todo o seu bem-estar físico.
Dez segundos
Mas como você sabe quando é hora de dizer adeus às suas amadas botas? De acordo com o Dr. Sutera, você pode descobrir fazendo o teste da mesa de dez segundos. “Se você colocar seus sapatos em cima de uma mesa, poderá olhar para as costas deles na altura dos olhos. Procure sinais de desgaste ou diferenças entre os sapatos. Em seguida, vire os sapatos para procurar rachaduras ou buracos nas solas dos sapatos. Se você vir alguma dessas coisas, é hora de dizer adeus, mesmo que doa.
Repare-os
Se dizer adeus for demais para você, você também pode descobrir se seus sapatos ainda podem ser consertados. Isso é mais fácil para saltos, botas ou mocassins, pois eles têm uma sola mais dura. “Com sapatilhas ou outros sapatos com sola mais macia, é mais difícil repará-los.” diz Sutera.
Mesmo que alguns sapatos possam estar além da economia, andar por aí com seus tênis antigos não será benéfico para seus pés ou corpo a longo prazo. E esse preço é mais caro de pagar do que comprar um novo par de tênis.
Leia também: Lifehack: É por isso que você deve colocar uma batata no seu sapato
Fonte: Marie Claire, Well + Good | Imagem: Unsplash, NordWood Themes