Pode ser hora de deixar seus filhos lavarem a louça hoje à noite!
Para as crianças, ter que ajudar sempre parece um castigo. Você provavelmente se sentiu da mesma forma quando seus pais o obrigaram a aspirar a casa ou quando você teve que ajudar a limpar a garagem. Mas acontece que essas tarefas chatas podem ter tido um efeito positivo em sua vida.
Efeito positivo quando as crianças ajudam
De acordo com a especialista em cuidados infantis Julie Lythcott-Haims, que fez um TED-Talk sobre o assunto, fazer as tarefas domésticas pode ter uma influência positiva em nossas vidas. Acontece que as crianças que participaram das tarefas domésticas têm uma vida mais bem-sucedida quando ficam mais velhas! Um estudo conduzido por Harvard descobriu que as crianças aprendem a ser proativas quando ajudam nas tarefas domésticas. E isso é ótimo para o desenvolvimento delas. Aparentemente, as crianças tomarão a iniciativa de ajudar se você as envolver nas tarefas domésticas desde cedo. Isso seria motivo de sobra para pedir a seus filhos que ajudem um pouco!
Sucesso futuro
Ainda não está pronto para agradecer a seus pais por terem te dado todas essas tarefas quando você era mais jovem? Bom, de acordo com Lythcott-Haims, as crianças que quase nunca precisam ajudar em casa são mais desleixadas e têm mais dificuldade em encontrar um emprego quando são adultas. Pode ser que lavar a louça toda semana tenha te dado aquele trabalho incrível que você tem atualmente! Então, pode ser benéfico ter seus filhos ajudando de vez em quando.
E se seus filhos quiserem se opor sempre que você pedir para eles levarem o lixo para fora, você pode dizer a eles que é para o bem deles!
Leia também: Surpreendente: não pré-lave antes de encher a lava-louças