6 tipos de alimentos que você não deve reaquecer no micro-ondas

microwave

Reaquecer esses tipos de alimentos pode te deixar doente

Parece um completo desperdício jogar fora uma porção inteira de comida quando você está cheio e não consegue mais comer. Normalmente guardávamos as sobras na geladeira para reaquecê-las novamente no dia seguinte. Mas acontece que reaquecer certos alimentos pode realmente te deixar doente.

Arroz

Tudo isso provavelmente será surpreendente para você, mas o que mais nos surpreendeu é que você não deve reaquecer o arroz restante. Quando você aquece no micro-ondas, uma bactéria chamada Bacillus cereus pode contaminar o arroz. Isso pode levar a intoxicação alimentar quando você consome sua comida.

Se você realmente precisa reaquecer o arroz restante, certifique-se de reaquecer todo o arroz uniformemente. Seu micro-ondas, infelizmente, não é o melhor aparelho para reaquecer sua comida uniformemente. É por isso que é recomendável mexer os alimentos após alguns minutos de cozimento no micro-ondas. Ao mexer o arroz enquanto o reaquece, você garante que todas as partes do alimento fiquem na mesma temperatura. Isso matará a bactéria Bacillus cereus e evitará que você fique doente.

Certifique-se de ter armazenado o arroz na geladeira logo após cozinhá-lo pela primeira vez. Se você deixar o arroz do lado de fora durante a noite ou deixá-lo descansar no balcão por muito tempo, os esporos do Bacillus cereus se aninham em sua comida e esses esporos são resistentes ao calor. Isso significa que reaquecer o arroz uniformemente não fará nenhum bem e você ainda ficará doente por comer o arroz de qualquer maneira.

Cogumelos

Outro tipo de alimento que você pode jogar fora depois de cozinhá-lo uma vez é o cogumelo. Cogumelos contêm muita água e proteína, o que faz com que estraguem rapidamente se não forem armazenados adequadamente. Se você quiser guardá-los na geladeira, terá que mantê-los em uma tigela com água e reaquecê-los a uma temperatura de 70 graus Celsius (158 graus Fahrenheit). Apenas saiba que reaquecer cogumelos pode resultar em dor de estômago mais tarde!

Batata

Para ser justo, teoricamente você poderia reaquecer batatas sem problemas. Mas o importante ao reaquecer batatas é que você só pode fazê-lo se cuidar bem das batatas depois de cozinhá-las. Se você deixar suas batatas esfriarem até a temperatura ambiente, uma bactéria que causa o botulismo pode crescer em sua comida. E reaquecê-las não vai te salvar neste caso. Portanto, só é recomendável reaquecê-las se você tiver colocado as batatas na geladeira logo após cozinhá-las.

Ovos

Este é um problema para algumas pessoas: muitos pratos contêm ovos. Se você reaquecer ovos ou um prato que contenha ovos, isso pode causar sérios problemas de saúde. Isso fica especialmente complicado com coisas como caçarola, quiche e outros pratos de ovos. Porque ovos ou pratos de ovos nunca devem ficar fora da geladeira por mais de uma hora. Isso significa que a sobra de caçarola ou os ovos mexidos que você comeu no café da manhã não podem ser reaquecidos se já estiverem fora da geladeira há uma hora. Deixar ovos ou pratos de ovos fora da geladeira fará com que a salmonela se multiplique, aumentando o risco de intoxicação alimentar.

Outros alimentos que não devem ser reaquecidos são: frango e verduras folhosas como alface e espinafre. E se você comeu em um restaurante buffet, não deve trazer sobras para casa. Todos os pratos do bufê estarão à temperatura ambiente, fazendo com que as bactérias cresçam e se multipliquem rapidamente. Reaquecer este alimento pode não matar todas as bactérias e, neste caso, é melhor prevenir do que remediar!

Leia também: Esses produtos são usados de maneiras que vão surpreendê-lo

Fonte: Margriet, Insider, BBC | Imagem: Pexels