Estudo mostra que a jardinagem pode reduzir o risco de câncer

gardening

A jardinagem tem alguns benefícios surpreendentes!

Polegar verde ou não, pode ser benéfico sair e sujar as mãos! Um novo estudo mostra que trabalhar em seu jardim traz alguns benefícios surpreendentes para a saúde, que incluem a redução do risco de câncer. Então, é hora de tirar suas luvas de jardinagem e começar a trabalhar!

Pesquisa

Jill Litt, autora sênior e professora do Departamento de Estudos Ambientais da Universidade do Colorado em Boulder, queria encontrar maneiras de reduzir certos riscos à saúde que são comuns entre os humanos. Especialmente em pessoas de famílias de baixa renda. E ela se inspirou para buscar esses métodos na jardinagem. “Não importa aonde você vá, as pessoas dizem que há algo na jardinagem que as faz se sentir melhor”, disse Litt em um artigo escrito pela Healthnews. Mas se ela queria defender a jardinagem, ela tinha que provar que havia benefícios reais à horticultura.

E assim, Litt realizou um estudo no qual participaram dois grupos. Um grupo começou a trabalhar na horta comunitária, o outro grupo teve que esperar um ano antes de começar seus esforços de jardinagem. O grupo autorizado a cultivar recebeu um curso para iniciantes, algumas sementes e uma horta própria. A saúde mental e física de ambos os grupos foi monitorada durante o ano.

Resultados surpreendentes

Um dos resultados surpreendentes deste estudo foi que o grupo que passou o tempo cuidando do jardim comeu alimentos mais nutritivos do que o outro grupo. O primeiro grupo comeu 7% a mais de fibra por dia. De acordo com James Hebert, diretor do programa de prevenção e controle do câncer da Universidade da Carolina do Sul, essa é uma grande mudança. Ele disse ao Medical News Today: “Um aumento de um grama de fibra pode ter efeitos grandes e positivos na saúde”.

Mas um aumento na fibra não foi o único resultado positivo para o grupo de jardinagem. Sua atividade física também aumentou. O grupo que praticava jardinagem aumentou sua atividade física em 42 minutos por semana. Isso significa que esses participantes obtiveram 28% da quantidade recomendada de atividade física com algo tão simples quanto jardinagem! Outro benefício da jardinagem para a saúde foi que os participantes relataram que trabalhar em seu jardim reduziu o estresse e a ansiedade. De acordo com Litt, “… uma intervenção holística, como a jardinagem comunitária, pode afetar vários resultados — fibra, atividade física moderada a vigorosa — e saúde psicossocial — estresse e ansiedade — de maneira aceitável e acessível para pessoas de diferentes origens sociais, econômicas e demográficas”.

De acordo com Rebecca Crane-Okada, Ph.D., RN, enfermeira oncológica avançada e professora de oncologia no St. John’s Cancer Institute em Santa Bárbara, CA, esses benefícios podem ajudar a reduzir o risco de doenças como câncer, pressão alta e tipo 2 diabetes.

Portanto, mesmo que você odeie jardinagem, alguns desses benefícios podem torná-la um pouco melhor!

Leia também: Homem que dedicou a vida a ajudar pessoas com deficiência ganha casa de campo

Fonte: Health News, Medical News Today | Imagem: Unsplash, Filip Urban